SAÚDE MENTAL

Atualizado: 5 de Dez de 2019


A saúde mental é um tema importante, complexo, mas ainda cercado de tabus. Você se preocupa com a qualidade da sua saúde mental? Qual foi a última vez que você parou para refletir sobre os seus pensamentos mais recorrentes? O quanto você acha que eles podem influenciar na sua vida?

Se você nunca tinha parado pra pensar sobre o tema, então é hora de começar a refletir. A saúde da sua mente é tão importante quanto a saúde do seu corpo e pode influenciar diretamente a sua vida profissional e afetiva. Quem se preocupa com os próprios pensamentos está sempre mais preparado para resistir às adversidades.


Mas, afinal de contas, o que é saúde mental?


A Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a mera ausência de doença ou enfermidade”. Um indivíduo saudável, segundo esse conceito, é um alguém que está bem fisicamente, mentalmente e possui condições dignas de vida.

O que a OMS quer nos dizer é que não estar doente não basta, é necessário zelar pela nossa própria saúde. É sempre importante lembrar que uma vida saudável começa no estilo de vida que a gente leva. Uma pessoa com um estilo de vida sedentário tende a ser menos saudável que uma pessoa não sedentária.

A princípio, isso parece óbvio, mas e a saúde mental? Aqui entre um outro ponto importantíssimo mas frequentemente negligenciado, a qualidade dos nossos pensamentos.

É necessário aprender a cuidar e a zelar pelos nossos pensamentos, são eles que vão te dizer se você está bem ou mal. Pare e reflita sobre os pensamentos, as palavras e as frases que você costuma repetir ao longo do dia. Anote no papel ou no celular os bons e os maus pensamentos que vierem a sua mente. Eles vão te dizer mais sobre você do que você imagina. Aquilo que você crê que você é ou merece provavelmente está influenciando a sua qualidade de vida.

Tendo suas crenças escritas, procure refletir sobre ela. Afinal de contas, o que os meus pensamentos e as minhas crenças recorrentes querem dizer sobre a pessoa que eu sou ou sobre a pessoa que eu quero ser?Pare, reflita e busque meditar sobre o assunto. O silêncio e a reflexão vão te ajudar a ver as coisas sob uma nova ótica. Vai diminuir a sua ansiedade a acalmar o seu espírito.

Já escreveu, refletiu e meditou sobre os seus pensamentos mais recorrentes?Então, agora é hora de colocar tudo no papel. Anote suas impressões e suas conclusões, seja honesto e peça ao Criador que te guie para que o texto seja o mais preciso possível. Se possível repita o procedimento todos os dias como uma forma de diário. Anote um horário e dedique-se a isso. Não precisa ser muito tempo, 10 ou 15 minutos já vão te trazer um alívio imenso.

Uma observação é importante, se os seus pensamentos estiverem te sufocando e você não estiver conseguindo lidar com eles, então procure um psicólogo ou um especialista. Eles vão te ajudar a lidar melhor com os seus desafios internos e podem ser um canal importante para que você supere seus dilemas.

Se você notar, no entanto, que essas crenças estão te impedindo de progredir(mas não te causam um sofrimento intenso), então a resposta pode estar em técnicas de autoconhecimento. O Theta healing, por exemplo, é uma técnica que tem ajudado pessoas em todo mundo a superarem suas crenças limitantes e a mudar suas histórias de vida. É possível superar crenças limitantes, é possível transformar a própria realidade, basta mudar a forma como você pensa e a forma como você manifesta a vida que você deseja viver.


59 visualizações

Posts recentes

Ver tudo