• Konektar

Qual a diferença entre Tarot e Maha Lilah?

Atualizado: 5 de Dez de 2019


O Tarot nasceu no Ocidente, o Maha Lilah também vem da tradição ocidental. Ambos são considerados como oráculos milenares, mas há algumas diferenças entre eles.

A primeira é que o Tarot é um jogo de cartas enquanto o Maha Lilah é um jogo de dados. No Tarot, as cartas têm um sentido previamente determinado e arquetípico. São elas que possibilitam a leitura da situação.


O Maha Lilah é um mapa do desenvolvimento da consciência. Ao jogar o dado, você cria um caminho dentro deste jogo, com subidas e descidas que revelam sua dinâmica interna. Desta forma, você é capaz de perceber suas escolhas com mais clareza, perceber melhor seu padrão de repetições e suas possibilidades ainda não exploradas.

As cartas Maha Lilah, foram concebidas por mim com o propósito de ampliar as possibilidades terapêuticas do jogo. Elas não fazem parte da história do Maha Lilah. Elas, ao contrário do tarot, não têm um sentido prévio. É você quem dá sentido às cartas, projetando nelas sua história.


O Maha Lilah é mais que um oráculo, pois ele de forma esquemática e metafórica sintetiza a essência do ensinamento védico, base filosófica da cultura hindu e indiana. Com muita clareza, revela o jogo de luzes e sombras da dinâmica interna do nosso inconsciente. Revela nossa criança ferida, pois ela é a raiz de nossa estrutura egoica, nos dando a oportunidade de acolhê-la e curá-la. Revela aquilo que devemos olhar, observar, alinhar para expandir nossa consciência. E nos alerta, para as repetições. Maha Lilah, portanto, não tem função preditiva quando se trata de responder perguntas que muitas pessoas costumam fazer para cartomantes e/ou videntes.


O Maha Lilah porém é preditivo na medida que responde à pergunta:

Onde meu ego e, portanto, minha criança interna ferida, pode estar ativa levando a repetições de padrões?

Neste caso, à semelhança do Eneagrama, revela a dinâmica interna, a base de nossa estrutura egoica com suas distorções, os aspectos que sempre precisamos estar atentos, em qualquer experiência particular de nossa vida.

Mas também revela, quando jogado com a intenção de esclarecer uma questão particular, os desafios desta situação, os riscos de repetições e as nossas chaves para encontrarmos o melhor caminho.


Quando alguém pergunta qual o melhor caminho para ir ao Rio de Janeiro saindo de Belo Horizonte, a informação é preditiva no sentido de informar que se você for de bicicleta gastará 3 dias e se eu for de avião, gastará 45 minutos.

Por esta razão, acho bom esclarecer a função oracular do Maha Lilah. Ele é considerado o mais antigo oráculo da humanidade, mas o seu funcionamento é diferente da maioria dos oráculos.


Fazendo uma analogia com as ressonâncias magnéticas usadas para detectar doenças, o Maha Lilah é uma espécie de ressonância sofisticada, que revela o que está dentro de nossas motivações, intenções, dores de alma, feridas e possibilidades.


सच्चिदान) Sat-chit-ānanda

Denise Mascarenhas Quer saber mais? Se inscreva no nosso blog e tenha acesso a mais conteúdos exclusivos sobre o Maha Lilah...


0 visualização
(31)  98572.3432
(31)  98820.5281

KONECKTAR TREINAMENTOS E ORGANIZAÇÕES DE EVENTOS | CNPJ: 34705260/0001-84

Rua Carangola, 120 · Santo Antônio · Bhte / MG 

contato.konektar@gmail.com | tel de contato (31) 35473382 (31) 982205281

 A confirmação da inscrição será enviada paras o  e-mail cadastrado, assim que for aprovado o pagamento. 

O cancelamento da inscrição feito até 15 dias antes do evento, terá a devolução de 70% do valor pago. Depois deste prazo, o valor não poderá ser reembolsado, ficando o crédito para se inscrever no próximo  curso  no mesmo ano.

Site desenvolvido © 2017 

by Marcelo Gontijo para KONEKTAR