• Konektar

Ano novo: momento de mudanças!


Ano novo, oportunidade de nos reinventar! Minha recomendação para uma transformação pessoal efetiva e duradoura passa pelo desenvolvimento de novos hábitos. E isso é especialmente importante no campo da saúde. Muitas pessoas me contam sobre como tentaram transformações radicais em suas vidas, mas de repente desistem totalmente e retornam ao padrão antigo.

Se avalie nesse momento, olhe para si mesmo como se fosse um observador externo. Como está seu padrão de sono? E a sua digestão, está tranquila? Tem algum probleminha de saúde que vem te incomodando? Pode ser aquela gastrite que surge nos momentos mais inconvenientes, uma dor muscular insistente, ou uma insônia? Que tal aproveitar a virada de ano para adotar novas formas de se cuidar? Que tal estudar mais um pouquinho sobre atividades físicas, alimentação ou plantas medicinais que podem te ajudar a reduzir esses desconfortos nesse novo ano?

Não adianta fazer programas de exercícios ou dietas que nos exigem sacrifícios gigantescos, pois essas mudanças acabam tendo prazo de validade curto. O mais importante é criar nossa forma de autocuidado de modo que seja realmente possível a mantermos ao longo de todo o ano, e até mesmo nos anos que virão. É melhor fazer 30 minutos de exercícios leves 3 vezes por semana do que adotar um programa ambicioso e complexo que não vamos conseguir seguir ao longo do tempo. Escolha os caminhos que fluem para você. Se você não gosta de musculação, escolha dança, escalada, caminhada, natação. Optando por algo que dá prazer, a chance de continuar é maior, e os resultados ficam permanentes na sua vida.

Em termos de alimentação, não adianta cortar de uma vez todas as suas frituras e seus doces açucarados favoritos. Procure itens saudáveis e saborosos para inserir em sua vida. É bem mais fácil pensar no que você pode acrescentar do que pensar no que precisa retirar. E se bater aquela vontade, se permita pequenos deslizes. Isso vai facilitar para que as mudanças de hábito não sejam tão sofridas e assim você consiga de fato mantê-las. Afinal, a saúde está no equilíbrio.

Você acha que está tomando muitos medicamentos em seu dia-a-dia? Que tal começar a buscar opções mais naturais e com menos efeitos colaterais? Para muitos problemas de saúde, o tratamento com plantas medicinais é muito efetivo. O uso de chás também acrescenta nutrientes e princípios ativos na sua vida, e podem curar ou prevenir doenças. Mantenha-se inspirado! Procure livros, blogs e ambientes que te inspiram a ser cada vez mais positivo e saudável. Que tal encontrar aquela amiga que também está em processo de transformação pessoal e tomar um chá? Que tal plantar os primeiros vasos para seu jardim de temperos e chás? Que tal uma caminhada no parque com a sua família? Nossa vida se transforma a partir do dia de hoje, onde podemos com pequenas atitudes fazer toda a diferença! Não espere mais! A mudança na sua vida começa hoje! Plante e colha, sempre!

Cordialmente,

Ana Cimbleris Alkmim Farmacêutica Especialista em Plantas Medicinais da Vernalis


40 visualizações

Posts recentes

Ver tudo